SOARES, A NOVA PADARIA DE LISBOA COMEMORA O SEU PRIMEIRO ANO DE VIDA
Ainda é novinha, mas comemora já o seu primeiro aniversário!
Foi há um ano que a Soares & Co., a nova padaria de Lisboa, viu sair do forno os seus primeiros pãezinhos quentes e crocantes, e abriu a porta da sua primeira loja, nos Anjos.
É certo que é nova, moderna, transborda pinta, e não foi ao acaso que nasceu naquela zona – o “bairro mais cool do mundo”, mas a Padaria Soares, cujo nome é herdado de Ricardo Soares- o sócio padeiro, é um projeto bem português e uma verdadeira homenagem às padarias e ao know how “à moda antiga”.
O projeto surgiu em 2022 por três amigos ligados à restauração que partilham a paixão pelo ‘pão de verdade’, artesanal, feito a partir de uma fórmula centenária de massa mãe, com farinhas nacionais, feitas de grãos orgânicos e autóctones.
A jornada para conseguir a massa mãe “mais que perfeita” foi demorada, apurada, fizeram-se vários testes e tentativas. Mas foi ao participarem no Arrebita Idanha Bio, em 2022, que conheceram a D. Beatriz: a padeira e a guardiã do forno comunitário da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha (onde o festival tem lugar). Foi ela quem lhes ofereceu um bocado da sua própria massa mãe, cuidada e alimentada na sua família há várias gerações. Estamos a falar de um produto orgânico, vivo, com mais de 100 anos, de consistência seca, que demora cerca de uma semana a atingir o ponto ideal de fermentação – um pedaço de céu para qualquer padeiro, e para os amantes de pão.
É desta matéria prima original que são produzidos os diversos pães da Padaria Soares, que entretanto já se estendeu à pastelaria com o mesmo perfeccionismo, alargando a sua oferta sempre tão variada quanto deliciosa.
A vontade de experimentar coisas novas é constante, e com apenas um ano de vida, a maturidade, a criatividade e a qualidade da Padaria Soares já estão a dar que falar. Não só é cada vez mais requisitada para entregas em diversos pontos do país, como é da sua assinatura o pão que é servido em muitos restaurantes de luxo da cidade.
Por agora, a venda ao público em geral é mesmo feita só ao balcão na loja dos Anjos, mas a ideia é expandir o negócio e abrir outros pontos de venda.